Uvas: 100% Traminer de Vacaria – Norte de Campos de Cima da Serra
Safra: Corte das safras 20 com a 21.
Colheita: Safra 20 colhida em ponto maduro Safra 21 colhida pouco após do ponto que se colhe para o vinho base de espumante.
Produção: Igual para as duas safras: Uvas desengraçadas e prensadas, adicionado 10 mg de SO2 por kg, envia para tanque inox onde ficou período de 7 dias em SLF (tratamento de frio pré-fermentativo), libera a temperatura e deixa subir para que a fermentação inicie de maneira espontânea. Controle de temperatura durante a fermentação em 14o. Após a fermentação feita a debourbage, estagiou em tanque inox até o engarrafamento, quando se cortou os vinhos.
Engarrafamento: Dezembro de 21. SO2 corrigido para 30mg/litro. Sem filtragem.
Traminer
Desconhecemos outro vinhedo de Traminer no Brasil, então temos um limiar para afirmar o que é a tipicidade da casta e o que são as características de Campos de Cima da Serra. O que afirmamos com certeza são as notas inusitadas deste vinho. Temos um caldo untuoso, porém leve, com muito frescor, pelo ponto de fruta que se apresenta e pela alta acidez. Floral e ervas de chá se pronunciam com força. Tudo isso num equilíbrio lindo e marcante. Vinho complexo e de persistência mais longa, ideal para apreciadores exigentes que buscam sair do lugar-comum!
4.968 de 750 ml
20 de 1,5 l
SO2 total: 44 mg/litro