Uvas: Pinot Noir de Vacaria – Norte de Campos de Cima da Serra e Pinot Noir de Encruzilhada do Sul – Norte da Serra do Sudeste.
Safra: Corte das safras 20 com a 21.
Colheita: Safra 20 colhida em ponto maduro; Safra 21 colhida pouco após do ponto que se colhe para o vinho base de espumante.
Produção: São dois vinhos vinificados em métodos distintos: Safra 20 colhida em ponto maduro – pisa de cachos inteiros em tanque inerte aberto, adicionado 10mg/kg de SO2, fermentou espontaneamente com engaços e cascas por sete dias. Sacado apenas o vinho flor para tanque inerte, onde estagiou até o engarrafamento. Safra 21 colhida pouco após do ponto que se colhe para o vinho base de espumante – desengaçado em tanque inerte, adicionado 05 mg/kg de SO2, onde fermentou espontaneamente, sacado o vinho flor e prensa leve no bagaço, ambos enviados para tanque inerte onde estagiou até o engarrafamento.
Engarrafamento: Janeiro de 22. Sem filtragem.
Pinot Noir
Vinho bem leve, apesar de tinto. Corte de vinhos elaborados com uvas de Campos de Cima da Serra e da Serra do Sudeste, ganhamos com as melhores expressões desses dois terroirs. A delicadeza, elegância e leveza imperam. O nariz reconhece o frescor, o toque herbáceo empresta certa complexidade, mas a fruta domina totalmente. Vinho simples, prazeroso e fácil de beber. A acidez alta limpa a boca e pede outro gole.
5.500 de 750 ml
35 de 1,5 l
SO2 total: 08 mg/litro